sábado, 25 de fevereiro de 2012

É tempo de Quaresma

Pelo casal William e Tarciana Ribeiro.

Desde a última quarta-feira, dia 22 de fevereiro, começou para nós católicos um período de extrema importância chamado de Quaresma – quem vem do latim quadragésima.  Resumidamente a Quaresma, entre outros fatos, representa a ida de Jesus Cristo para o deserto como preparação  para seus próximos anos de vida pública.  Por lá Ele passou quarenta dias, sem se alimentar  e foi diversas vezes tentado pelo Demônio (Lucas 4,1-13). Para a Igreja Católica, a quaresma representa os quarenta dias de preparação para sua festa mais importante – a páscoa.

Pensando nestes fatos,  devemos usá-los em nossa vida como forma de crescimento espiritual.  A Igreja nos propõe usar o período quaresmal como forma de reflexão e preparação individual para as provações presentes em nosso mundo e como forma de melhorarmos nossa vida consertando tudo aquilo que nos faz mal, tudo aquilo que nos impede de crescer, de nos tornarmos seres humanos melhores em paz com o Criador.

A seguir faremos um paralelo desta  passagem da vida de Cristo com  o nosso tempo. Veja o quão proveitoso pode ser o período da quaresma.

- Se Jesus foi ao deserto como desafio para sua preparação, ou seja, algo longínquo, inabitado, árido, sem vida -  por que nós não começamos nossa preparação quaresmal fazendo semelhante jornada; só que pelo nosso mais profundo INTERIOR ?  Em nosso mundo  precisamos nos preparar para tudo. Um adolescente precisa de uma preparação prévia se quiser ser aprovado em uma universidade.  Lá, ele precisa se preparar muito bem para exercer a profissão que escolheu para sua vida.  Como podemos viver sem antes nos prepararmos, sem antes nos auto conhecermos? "Conhece-te a ti próprio." Aquele que foi o enviado de Deus à Terra precisou se preparar para algo grandioso que estava por vir (sua morte e ressurreição), por que nós, simples HUMANOS, criações divinas, não precisaríamos? Usemos os quarenta dias para refletirmos em qual sentido estamos guiando nossa vida e pensemos no que podemos fazer de melhor para nós e para o próximo. Algo que pode nos ajudar nisso são as ORAÇÕES.  Rezemos muito e facemos a leitura bíblica diariamente. E ainda: A nossa Igreja nos pede paras que façamos doações para os mais necessitados. Já pensamos nisso? Quantas vezes neste ano nós ajudamos a quem precisa?

- Neste período Ele ficou sem se alimentar. Por que nós não fazemos um jejum de EXCESSOS? Você pode perguntar, pra quê? Porque ele serve como penitência , como preparação de algo grande que nós queremos realizar em nossa vida. Uma espécie de purificação espiritual, e porque não, física? O jejum também pode nos servir como controle de excessos alimentares que nós porventura podemos estar cometendo. Lembre-se que a GULA é um dos sete pecados capitais.

- Jesus foi tentado diversas vezes e nós passaremos por tentações mundanas diariamente, porque no momento em que elevamos os olhos pro alto para louvar e bendizer  o Pai que nos criou, o inimigo fica incomodado e é a nós que ele vem atacar, precisamos estar atentos pois estes ataques vem de diversas formas, inclusive da forma que menos esperamos, de formas pequenas.

Ou seja, pensemos na quaresma como uma chance que podemos proporcionar a nós mesmos de reflexão e mudanças em nossas vidas. Para uma boa preparação, o cristianismo nos ensina seus três pilares: Jejum, caridade e oração.  Dessa forma podemos levar para junto de nós e para nosso lar os ensinamentos deixados por Jesus , que são narrados na Bíblia e repassados em nossa Igreja e muitas vezes no nosso dia a dia atribulado não conseguimos conectar isso tudo. Pensando nisso nós estaremos sem dúvida nenhuma melhorando a nós e a todos!

Fontes: Bíblia Sagrada,
wiki cancao nova.
Imagem: wiki canção nova.