terça-feira, 24 de julho de 2012

Ser santo sem deixar de ser jovem


Ser um jovem cristão em nosso tempo tem sido cada vez mais difícil. O mundo nos oferece tantas coisas, tantas armadilhas são usadas pelo inimigo pra nos afastar de Deus. São festas, orgias, drogas, enfim, tudo se abre a nosso desejo e aquilo que a principio parece ser bom, só nos leva para o fundo do poço, cada vez mais sujos na lama do pecado. Ter um namoro santo se torna cada vez mais difícil em uma época em que “pegar” todas é o esperado pela sociedade. Camisinhas e anticoncepcionais vem para dizer ao jovem “faça mesmo, mas com segurança”, “transe com todo mundo, mas cuidado para não engravidar”, “é só umazinha, que mal há nisso”. Tantas drogas são oferecidas aos nossos jovens e eles nem se dão conta que estão iniciando um caminho difícil de voltar. Promiscuidade, homossexualismo, drogas licitas e ilícitas vem nos mostrar o quanto essa juventude tem sede de algo mais, mas não sabe onde buscar.

É preciso ter atitude, dizer não aquilo que não lhe faz bem, dizer só por hoje não quero fazer isso e a cada dia fazer esse compromisso com sigo mesmo e com Deus. O pecado te afasta dos sonhos que Deus tem pra você. Ele é a barreira que não te permite avançar, que não te permite seguir aquilo que o Senhor reservou pra você.

Comece com um pequeno gesto de cada vez. Diga não àquela festinha que você sabe que vai rolar de “tudo”, diga não aquele lugar onde as drogas “rolam soltas”, em vez de beber álcool opte por um suco e principalmente reze, se não consegue rezar sozinho convide um amigo, vá a igreja, ao grupo de oração da sua Paróquia e reze. A oração nos faz fortes para enfrentar todos os desafios da vida. Vigiai e orai, e ao invés de ter como lema “SEXO, DROGAS E ROCK IN ROLL” passe a gritar pra quem quiser ouvir “JESUS E MARIA COM MUITO LOUVOR”. Se entregue ao Senhor de corpo e alma e Ele tudo fará, mesmo quando parecer que não há jeito, mesmo se você estiver em um momento difícil de falta de sentido e de propósito na vida, reze e a sua oração será ouvida. Não duvide nunca daquilo que o Senhor reservou pra você, porque os sonhos de Deus jamais se frustram. Creia! Mesmo quando parecer difícil, nunca deixe de crer. Deus está do seu lado. Ele sabe tudo o que você precisa.

Ser Cristão é ao mesmo tempo ter alma jovem. A Igreja precisa de jovens de atitude que saibam dizer não ao mundo e sim a Deus. Que sejam santos nas pequenas coisas. Um jovem evangeliza outro com a sua vida, seu testemunho edifica aquele que está em dúvida. O ser um jovem de Deus transforma a sua vida e a daqueles que convivem com você. Logo seus amigos vão notar a diferença e querer também provar desse amor incondicional que Deus tem por todos nós. Beber o vinho melhor, deixar-se embriagar por Ele, escolher a boa parte que é estar na presença do Senhor e ouvir a sua voz, confiar que sua misericórdia é infinita e que todos os dias ao abrir os olhos pela manha ela é derramada sobre você. Creia e contagie os outros. Sua alegria em ser um jovem de Deus é a melhor forma de evangelizar.

Jovem, coragem nesta luta, pois muitas coisas virão pra te abater e te fazer desistir, mas se você confiar realmente que Deus tudo pode, NADA, eu disse NADA poderá lhe abalar. No mais encerro que o refrão do hino da Jornada Mundial da Juventude de 2011:



“No peito eu levo uma cruz e em meu coração o que disse Jesus”



Aline Nascimento

Fase de discernimento vocacional e multiplicadora

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia de São Bento - 11 de julho


A origem da Cruz-Medalha de São Bento é incerta, sabe-se que ela foi redescoberta em 1647, em Nattremberg, na Baviera, por ocasião da condenação de algumas bruxas, que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria ou encanto ...contra lugares em que houvesse a imagem da Cruz, em especial, a abadia de São Miguel em Metten. Intrigados com o fato, as autoridades foram averiguar o que existia no mosteiro. Ao entrarem em uma das dependências, observaram entalhadas nas paredes imagens da cruz.

São Bento, rogai por nós!

Dia do Catecismo Jovem


No último sábado, 7 de julho, mais de 50 cidades do Brasil celebraram o “Dia do Catecismo Jovem”. No Rio de Janeiro, após uma semana de programação litúrgica sobre o YouCat – abreviatura de Youth Catechism –, que trouxe diversos temas como: Jovem e Jesus Cristo; Jovem e a Igreja; e Jovem e Sociedade, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, em Cascadura, realizou nos dias 7 e 8 de julho, em conjunto com a festa de sua co-padroeira, Santa Maria Goretti, uma programação festiva para celebrar o livro produzido a pedido do Papa Bento XVI e lançado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, no ano de 2011.

— É uma alegria muito grande dentro dos festejos de nossa co-padroeira poder introduzir aqui na paróquia essa festividade em comemoração pelo primeiro ano do YouCat, produzido e incentivado pelo nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI. Santa Maria Goretti era uma jovem e, por isso, ousamos fazer essa comemoração por tantos jovens, uma vez que no ano que vem esse grande acontecimento, que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), vai se fazer presente aqui no Rio de Janeiro, sendo um evento de grande importância para a Igreja no mundo inteiro e no Brasil, de modo particular para a nossa Arquidiocese, ressaltou o Pároco, Padre Marcelo Renato.

A Coordenadora Geral da JMJ RIO2013 na Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti e Coordenadora do Evento, Sandra Regina Souza, explicou que desde 1999 um grupo de jovens da comunidade estuda os temas das JMJs realizadas nos anos anteriores. Ela destacou que, além de comemorar o “Dia do Catecismo Jovem”, o objetivo do evento é promover e incentivar encontros permanentes sobre o conteúdo do YouCat, com a finalidade de divulgar, estudar e motivar o uso do subsídio em toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Com a oportunidade de realizarmos a JMJ aqui no Rio, a nossa equipe paroquial resolveu falar e trabalhar com o YouCat. Nós conhecemos o documento no final da Jornada de Madri e achamos o material maravilhoso. Fui estudando e percebi que seria uma forma de renovar a juventude aqui na paróquia e, com isso, logo começamos a trabalhar com o subsídio. (...) Identificamos, não só aqui na paróquia mas também em outras comunidades do Rio de Janeiro, que às vezes os grupos jovens não têm uma identidade ou ficam com medo de se comunicar e o YouCat traz essa vantagem, com perguntas e respostas bem rápidas e com uma comunicação jovem exemplar. Gostamos muito e pretendemos estender todo o conteúdo do documento para outros grupos que trabalham com a juventude, afirmou.

O evento contou – durante os dois dias de festividade –, com a presença da Comunidade Obra de Maria, DJ Paulo Telles, Banda Missão A.M.I.G.O.S., Banda Atitude Soul e Sambandorando. Além disso, jovens de diversas paróquias da Arquidiocese do Rio participaram dos festivais de desenho e dança criados pela comunidade, afim de que a juventude católica expressasse sua experiência religiosa através da arte.

Para o servo da Comunidade Obra de Maria – Missão Rio de Janeiro, atuante na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, em Olaria –, Ivan Marques, através de sua linguagem, o YouCat, além de ser um documento atrativo, é capaz de acolher as diferenças da juventude.

— Acho que, enquanto jovens, nós temos alguns conflitos, e a pergunta que fica é "como lidar com eles e mesmo assim viver um Cristo Vivo"? Eu acho que o YouCat nos ensina a estar nesse mundo, mas olhando o que o Catecismo da Igreja Católica nos explica. Como devemos seguir? Como ser santos de calça jens? Isso está no YouCat, pois o livro tem cores, tem gravuras, mas também tem uma regra de como ser um jovem cristão. (...) Participar desse encontro é muito bom, pois nós, da Comunidade Obra de Maria e da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, já nos sentimos inseridos dentro da JMJ RIO2013, tendo em vista que a Jornada já começou. Para mim, participar desse evento sobre o YouCat é mostrar que a JMJ está ai e é uma felicidade imensa para o Brasil e para o Rio de Janeiro ter a graça de receber o Papa em nossa cidade, destacou Ivan Marques.

O YouCat apresenta perguntas e respostas sobre a fé, comentários e ilustrações para mostrar, de uma maneira jovem, o conteúdo do Catecismo da Igreja Católica (CIC), e foi entregue a cada peregrino participante da JMJ Madri, no ano passado, como um presente pessoal do Papa Bento XVI, que já no prefácio faz um convite a todos os jovens:

Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se tiverdes a namorar, formai grupos de estudo e nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”.


Fotos: Raphael Freire

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

domingo, 1 de julho de 2012

E você, vai faltar?!


“É frequente observares fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente não passa por eles, não há luz. O fio é o que somos tu e eu. A corrente elétrica é Deus. Temos o poder de a deixar passar através de nós e, assim, fornecer ao mundo a luz que é Jesus, ou de recusarmos que Ele Se sirva de nós, permitindo, com isso, que a escuridão se alastre.” Youcat#11


São Pedro

Dia 29-06 comemoramos o dia de São Pedro
Inicialmente um pobre pescador da Galiléia nascido em Betsaida, às margens do rio Jordão, junto ao lago de Genesaré, que se tornou discípulo de Jesus, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa (42-67). Ignora-se a precisa data de seu nascimento e as principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas, da tribo de Neftali, e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus, em Betânia, por seu irmão que já era discípulo de São João Batista e lá tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de São João. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. 

São Pedro, rogai por nós!

Fonte: Portal São Francisco