terça-feira, 24 de julho de 2012

Ser santo sem deixar de ser jovem


Ser um jovem cristão em nosso tempo tem sido cada vez mais difícil. O mundo nos oferece tantas coisas, tantas armadilhas são usadas pelo inimigo pra nos afastar de Deus. São festas, orgias, drogas, enfim, tudo se abre a nosso desejo e aquilo que a principio parece ser bom, só nos leva para o fundo do poço, cada vez mais sujos na lama do pecado. Ter um namoro santo se torna cada vez mais difícil em uma época em que “pegar” todas é o esperado pela sociedade. Camisinhas e anticoncepcionais vem para dizer ao jovem “faça mesmo, mas com segurança”, “transe com todo mundo, mas cuidado para não engravidar”, “é só umazinha, que mal há nisso”. Tantas drogas são oferecidas aos nossos jovens e eles nem se dão conta que estão iniciando um caminho difícil de voltar. Promiscuidade, homossexualismo, drogas licitas e ilícitas vem nos mostrar o quanto essa juventude tem sede de algo mais, mas não sabe onde buscar.

É preciso ter atitude, dizer não aquilo que não lhe faz bem, dizer só por hoje não quero fazer isso e a cada dia fazer esse compromisso com sigo mesmo e com Deus. O pecado te afasta dos sonhos que Deus tem pra você. Ele é a barreira que não te permite avançar, que não te permite seguir aquilo que o Senhor reservou pra você.

Comece com um pequeno gesto de cada vez. Diga não àquela festinha que você sabe que vai rolar de “tudo”, diga não aquele lugar onde as drogas “rolam soltas”, em vez de beber álcool opte por um suco e principalmente reze, se não consegue rezar sozinho convide um amigo, vá a igreja, ao grupo de oração da sua Paróquia e reze. A oração nos faz fortes para enfrentar todos os desafios da vida. Vigiai e orai, e ao invés de ter como lema “SEXO, DROGAS E ROCK IN ROLL” passe a gritar pra quem quiser ouvir “JESUS E MARIA COM MUITO LOUVOR”. Se entregue ao Senhor de corpo e alma e Ele tudo fará, mesmo quando parecer que não há jeito, mesmo se você estiver em um momento difícil de falta de sentido e de propósito na vida, reze e a sua oração será ouvida. Não duvide nunca daquilo que o Senhor reservou pra você, porque os sonhos de Deus jamais se frustram. Creia! Mesmo quando parecer difícil, nunca deixe de crer. Deus está do seu lado. Ele sabe tudo o que você precisa.

Ser Cristão é ao mesmo tempo ter alma jovem. A Igreja precisa de jovens de atitude que saibam dizer não ao mundo e sim a Deus. Que sejam santos nas pequenas coisas. Um jovem evangeliza outro com a sua vida, seu testemunho edifica aquele que está em dúvida. O ser um jovem de Deus transforma a sua vida e a daqueles que convivem com você. Logo seus amigos vão notar a diferença e querer também provar desse amor incondicional que Deus tem por todos nós. Beber o vinho melhor, deixar-se embriagar por Ele, escolher a boa parte que é estar na presença do Senhor e ouvir a sua voz, confiar que sua misericórdia é infinita e que todos os dias ao abrir os olhos pela manha ela é derramada sobre você. Creia e contagie os outros. Sua alegria em ser um jovem de Deus é a melhor forma de evangelizar.

Jovem, coragem nesta luta, pois muitas coisas virão pra te abater e te fazer desistir, mas se você confiar realmente que Deus tudo pode, NADA, eu disse NADA poderá lhe abalar. No mais encerro que o refrão do hino da Jornada Mundial da Juventude de 2011:



“No peito eu levo uma cruz e em meu coração o que disse Jesus”



Aline Nascimento

Fase de discernimento vocacional e multiplicadora

Um comentário:

  1. Lindo, Aline. Sim, ser jovem, no mundo de hoje, é um desafio. Um grande desafio. Mas, se tivermos o foco em Deus e a permanência na oração, conseguiremos passar por esses obstáculos, sem ficarmos presos neles. Eu acredito muito nisso! Eu procuro, com todas as minhas dificuldades e limitações, seguir o Caminho. E sei que 'juntos podemos ir mais longe', por isso, acho importante a união dos jovens na busca pelo Senhor. E vamos todos rumo à Jornada, e mais que isso, rumo à Santidade!

    ResponderExcluir