quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Advento: Tempo de caminhar rumo ao Cristo que vem.

Já iniciamos o Advento!
É tempo de vivermos num constante caminhar rumo ao Cristo que vem. Para nos ajudar, a Igreja apresenta os exemplos de Maria e João Batista, oferece o Sacramento da Reconciliação e nos estimula a gestos concretos de partilha e solidariedade. Que a celebração da Eucaristia nos fortaleça neste caminhar.

Deus abençoe.
Saul de Andrade - Com. Obra de Maria - Discipulado




Imaculada Conceição de Nossa Senhora

Ao recordar que Maria foi concebida sem o pecado original em previsão dos méritos de Cristo, expressamos nossa alegria e nossa confiança no Deus que nos ama muito antes que possamos perceber, quer ficar sempre junto de nós e nos quer junto a Ele.
Abramos nossos corações ao Senhor que vem!

"Imaculada Maria de Deus, coração pobre acolhendo Jesus!"

Obra de Maria - Missão #Rio

O próximo peregrino pode ser você!

Venha experimentar esse momento único.

Obra de Maria Peregrinações
Mais que viagens, um encontro com Deus.

Entre em contato conosco:

Rua Moreira de Vasconcelos, 42 - Apto 302 - Penha - RJ
CEP: 21020-230
Paróquia Nossa Senhora da Cabeça
Tel: 021 3437 9558 e 021 8241 0264


Missão e Vida Comunitária

Missão e Vida Comunitária
Dom Alberto Taveira no Congresso Nacional da Fraternidade

Nosso Senhor suscita, na Igreja, muitas realidades: dons, carismas, serviços, ministérios, mas não podemos prender o Espírito Santo, pretendendo que Ele fi
que segundo o nosso controle.
Quem é de uma nova comunidade sabe que, para ela existir, realmente, dentro da Igreja, é preciso que ela seja portadora de um carisma. É preciso que haja a autenticidade do dom de Deus. Uma comunidade não pode nascer de pretensões humanas, pois, assim, não subsistirá.

Um carisma só é autêntico quando contribui para a edificação da Igreja. O carisma é para servir, não para vaidade ou orgulho próprio. Um carisma é dado para que você o coloque a serviço da Igreja. Quem se apaixona por Jesus Cristo tem de transbordá-Lo no anúncio de Sua verdade.

Deus abençoe a sua, a nossa missão.

Obra de Maria - Missão #Rio


sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Pai tem uma morada para cada um de nós no céu.


A morte existe sim! Dói, machuca, como também marca toda a nossa existência. É uma realidade que não estava no plano de Deus para nós. Não fomos criados para ela, mas para a vida!
Deus enviou-nos o Seu Filho, aquele que é a Vida, a Ressurreição!
A morte, que era como uma caverna escura, sem saída, tornou-se um túnel, cujo final é luminoso. Cristo arrombou as portas da morte! Ela tornou-se apenas uma passagem, um caminho para a nossa Páscoa, nossa passagem deste mundo para o Pai. A morte pode ser enfrentada e vencida! Se aprendermos a viver unidos a Cristo e a vivenciar as pequenas mortes de cada momento em comunhão com o Senhor que venceu a morte, esta será um “adormecer em Cristo”.
O Dia de Finados nos coloca diante de uma questão fundamental para nossa existência: a questão da morte. Nosso modo de enfrentar a vida depende muito do modo como encaramos a morte e vice-versa.
Deus abençoe você!
Saul de Andrade - Com. Obra de Maria - Discipulado


Paróquia Nossa Senhora da Conceição em preparação para a JMJ Rio 2013

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em São Gonçalo - RJ promoveu uma tarde de louvor que se transformou numa experiência maravilhosa, onde muitos jovens louvaram a Deus e descobriram o Seu amor!E com muita alegria, nós da Comunidade Obra de Maria - Missão Rio, tivemos a honra de participar deste momento.

É a igreja unida em preparação para a Jornada Mundial da Juventude | Rio2013.

Seja um voluntário! Acolha o Cristo que vem no coração de cada peregrino.
Acesse: www.rio2013.com

Saul de Andrade - Com. Obra de Maria - Discipulado

Tarde de louvor na Paróquia Nossa Senhora da Conceição - São Gonçalo - RJ | JMJ Rio 2013 


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Grande Cenáculo para crianças


A Igreja Nossa Senhora da Cabeça e a Comunidade Obra de Maria convidam todas as crianças para um momento de festa e alegria. É SÁBADO DIA 20 DE OUTUBRO! ÀS 10 horas!

Não percam tempo, ensinem aos seus filhos o caminho do bem. Apresentem o Amor de Deus a cada criança e com certeza o nosso mundo será muito mais bonito!
Contamos com a presença de todos!

domingo, 30 de setembro de 2012

Café da manhã com as famílias


Esse mês tivemos um momento maravilhoso com as famílias que recebem os Cenáculos “Eís aí tua Mãe”, nos encontramos após a missa em uma manhã totalmente Mariana, para comemorarmos os aniversariantes do mês de Setembro. Como foi bom o nosso café da manhã junto com os nossos irmãos.


 
“É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!
É fácil conviver com pessoas, difícil é formar uma equipe!

Todos nós somos anjos de uma asa só e, para voarmos

precisamos estar abraçados uns aos outros.”

(Autor desconhecido)

 

Deus abençoe todas as nossas famílias!

Não desista de Deus

Em meio tantas dificuldades que passamos em nossa vida às vezes nos dá vontade de desistir, largar tudo, acabar com tudo até mesmo com nossa vida. Tantas coisas ruins tem nos afligido e parece que não tem mais saída. Assim como uma árvore que perde suas folhas no inverno e ao olharmos pra ela parece que não há mais esperança, muitas vezes, nossa vida é assim, sem esperança, sem perspectiva do que virá. A perda de um familiar, a demissão do emprego, a falta de dinheiro, a doença, enfim, inúmeras razões nos fazem ter pensamentos contrários a nossa fé, às vezes até maldizer a Deus e questionar o motivo de tudo aquilo.

Mas no meio do deserto há uma fonte que cura, em meio a todas as aflições há um rio de vida, uma esperança que renasce onde parece só haver cinzas, um novo fôlego, um novo recomeço, uma nova chance. Pois quando as forças se acabam é que o poder d’Aquele que nos salva se manifesta. É na nossa fraqueza que o Senhor age. Naquele momento em que tudo parece dar errado, que parece não ter mais jeito é que o único que é poderoso muda a sua história.

Creia que é em meio aos nossos fracassos, em meio as nossas misérias que o Senhor cumpre a sua promessa. Ele te resgata, te tira do fundo do poço mais profundo. Se estiveres no meio dos leões, Ele te faz passar são e salvo.

Muitas vezes achamos que nossos problemas vêm sobre nós como um “tsunami”, um mar de coisas sobre nossa cabeça. Mas creia que o Senhor é o Deus que abre o mar e te faz passar a pé enxuto. Tenha a confiança que em Deus o inverno que sua vida está vai passar e a primavera vai chegar com seus frutos, cores, flores. Você pode se perguntar: onde está o Senhor? Ele põe a mão em seu ombro e diz: Eu estou aqui, do seu lado, meu filho e te sustento para que não caias. Confia em mim. É nos momentos mais difíceis que Eu te carreguei no colo e sob minhas asas te pus a descansar.

Por isso se você hoje se encontra em um momento difícil, não tema, pois o Senhor te chama pelo nome, Ele te resgata e te ama tão profundamente que por mais terríveis que sejam as circunstâncias que você se encontra elas não abalarão sua fé. Não desista de viver! Não desista de viver!! NÃO DESISTA DE VIVER!!!! Não desista de sorrir!, não desista de amar! Não desista de ser feliz! Não desista de Deus!!! Porque Ele não desiste nunca de você.
 
Aline Nascimento (Fase de discernimento vocacional)

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Na Jornada, o verdadeiro rosto de Jesus


Em nossos dias, a ideia de Deus passa através das mais variadas propostas religiosas que nos são sugeridas. Há quem sugira um Deus por trás do balcão, disposto a realizar os sonhos de riqueza, poder, saúde, prosperidade, isso tudo, mediante o pagamento antecipado de um valor proporcional de mercado. É a tão conhecida “teologia da prosperidade”, que usa do nome de Deus como um produto de mercado, Outros ainda, creem em um deus manipulável, sempre disposto a resolver nossas pendências pessoais, castigando nossos inimigos, dando solução aos nossos problemas, trazendo a pessoa amada em tantos dias... Outros ainda, creem num Deus que se submete às nossas escolhas, feito à minha imagem e semelhança, que se adequa ao meu modo de viver e agir, que não me desinstala, que não me obriga a rever meu modo de vida, que não me questiona.
Para nós vale a mesma pergunta que Jesus fez aos Apóstolos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Naquele tempo, a ideia do Messias também havia sido adulterada. Muitos o identificavam com um chefe político, um líder das massas, capaz de arrastar multidões e restaurar a independência política de Israel frente aos romanos. Foi por isso que Jesus foi tão duro com Pedro, chamando-o de Satanás, expressão que nem a Judas havia aplicado, numa evidente lição: o caminho escolhido por Jesus não é o do privilégio, da fama, da prosperidade irresponsável, do poder e das tentações que Satanás já lhe havia acenado no deserto. Seu caminho passa pelo amor que doa, que se entrega até a morte.
É esta a mensagem que João Paulo II transmitia aos jovens nas Jornadas Mundiais da Juventude. A uma geração consumista e hedonista, que cultua o prazer como um deus, e mede o grau de felicidade pelas etiquetas dos bens consumidos, um Papa de saúde debilitada lhes anuncia uma mensagem que vai na contra-mão dos falsos valores; que tem coragem de falar de verdades que não agradam e, para muitos, fora de moda. E foi no rosto deste Papa, por mais de uma década eleito a personalidade mais amada dos jovens europeus, que a geração Wojtyla aprendeu quem de verdade é Jesus.
Arquidiocese do Rio de Janeiro

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora


No último sábado, 08/09, celebramos a Natividade de Nossa Senhora!
Deus começa a realizar o Seu desígnio de amor, o Seu plano eterno.
É necessário que se construa a casa antes que o Rei desça para habitá-la.
Maria é esta "casa". Construída com sete colunas: os dons do Espírito Santo.
Maria nasceu, e é a Mãe do Rei dos séculos, a Mãe de Deus.
Nossa Senhora, rogai por nós!

domingo, 2 de setembro de 2012

Mês da Bíblia...

 
   Setembro é o mês dedicado ao estudo da Palavra de Deus, é o "Mês da Bíblia".    Nossas igrejas, capelas e nossa comunidade enfeitam-se com motivações bíblicas e que nos incentivam ao uso mais contínuo do Livro Sagrado.
E como todo cristão, devemos estar intimamente ligados à Palavra de Deus. Não só no mês da Bíblia, mas sempre!

Vamos experimentar essa meditação diária da Palavra de Deus, vivenciando um momento de encontro com a sabedoria divina.

Deus te abençoe em mais um mês de missão que se inicia.
Valeu!

"Lâmpada para os meus passos é a Tua Palavra." Salmo 119

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Discípulos do Senhor




É com um enorme prazer que a Obra de Maria/ Missão-Rio apresenta os novos discípulos do Senhor. Esses três jovens deram um passo importante em suas vidas, deram o seu sim ao Servir ao Senhor com Alegria.
Estamos tão felizes e agradecemos ao Senhor pela vida e principalmente pela vocação de vocês.
Não esqueçam que vocês decidiram, mas o Senhor que os escolheu para essa Missão.
Saul, Wanubio e Tarciana vocês são muito importantes para a nossa Missão.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações.” Mateus 28,19.  

Mesmo nas dificuldades, Deus está conosco.


Irmãos, quantas vezes nos deparamos questionando as obras de Deus em nossas vidas? Quantas vezes você  já se perguntou “Por que meu Deus?”, “Por que isso tinha que acontecer comigo? Com minha família?” E nesse momento que para nós parece ser o fim, o Senhor está ali bem juntinho a nós, nos escutando, nos acalentando, mas a nossa fé é tão pequena, mas tão pequena que somos incapazes de perceber a grandeza de seu amor nessas horas, as quais Ele silência para nos ouvir.
Deus é exatamente o nosso melhor amigo, que nos dá seu ombro para chorarmos, que nos ouve e simplesmente aceita todos os nossos pensamentos, mesmo estando equivocados, pois Ele entende o nosso coração e o nosso humano também.
Em momentos de dificuldades lembremo-nos sempre,  que Deus nunca nos deixa só, Ele estará sempre ao nosso lado. Encontramos o Senhor até nas pessoas que silenciam, pois essas pessoas talvez não saibam nem o que nos falar e esperam tanto de nós.
Por menores que sejamos, alguém sempre nos terá como exemplo e isso nos faz acreditar que diante das tribulações da vida diária precisamos continuar firmes e acreditar nos planos de Deus em nossas vidas.
Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre.
Salmos, 125:1
Deus nos toma em seus braços, nos momentos mais difíceis de nossas vidas. Tenha fé e confie no Senhor.

JESUS TE AMA!
Maria Tarciana (Discipulado/Obra de Maria-Missão Rio)

Grupo de Estudo Santo Agostinho

A PAZ,

Queridos irmãos(as) em Cristo Jesus, daremos início em Setembro ao nosso grupo de estudo Santo Agostinho que será realizado na Capela Sagrada Família e tem como objetivo proporcionar momentos de estudos dirigidos, ajudando essa etapa que entendemos ser muitas vezes tão difícil para alguns jovens.

Se você não precisa, mas conhece alguém que pode se interessar, indique esse Projeto.

As inscrições estão abertas na secretaria paroquial.

sábado, 11 de agosto de 2012

Ser pai é uma missão divina


Que nesse domingo de agosto possamos principalmente lembrar de nosso Papai do Céu, Ele que nos ama incondicionalmente. Que hoje possamos pedir que o Senhor de maneira especial abençoe  todos os nossos pais.
Como é importante essa figura paterna na família, é o pai que ajuda a formação do caratér das crianças. Como ficará nossa sociedade, que caminha rapidamente para um modelo no qual família pode ser formada de qualquer maneira.
Que nós possamos acreditar no amor, que ele possa renascer dentro dos lares. Que todos os relacionamentos comecem e permaneçam na presença de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Se você é pai, saiba que você é muito importante na vida de seu filho, você é uma figura insubstituível. Nada é mais importante para o seu filho do que ter sua presença diariamente, ter seu amor, ter sua atenção, seu carinho e suas broncas também.
Que Deus abençoe todos os pais, pessoas que Ele mesmo com todo Amor criou.
Para refletir:
Ser pai é mais do que somente cumprir um papel dentro da família e da sociedade.
Ser pai é acima de tudo ser o amigo de todas as horas... é estar sempre próximo, acessível, buscando sempre estar presente na vida do filho.
Ser pai é uma missão divina, pois assim como o Senhor nos guia, o pai deve ser o farol dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no caminho do bem.
Ser pai é além de educar estar constantemente ao lado de seus filhos, abdicando muitas vezes de responsabilidades para desfrutar um jogo de bola, brincar de carrinhos, empinar pipas, andar de mãos dadas...
Ah... O tempo passa os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e o garoto que um dia era um pirralho hoje lhe ultrapassa a altura.
Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que você educou.
Maria Tarciana (Discipulado/Obra de Maria-Missão Rio.

Venha você também...

Se você encontra-se preparado para esse momento em sua vida, venha participar conosco.
É no próximo final de semana!
Como católicos precisamos de formação: SEMINÁRIO DE DONS NO ESPÍRITO SANTO!
 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Ser santo sem deixar de ser jovem


Ser um jovem cristão em nosso tempo tem sido cada vez mais difícil. O mundo nos oferece tantas coisas, tantas armadilhas são usadas pelo inimigo pra nos afastar de Deus. São festas, orgias, drogas, enfim, tudo se abre a nosso desejo e aquilo que a principio parece ser bom, só nos leva para o fundo do poço, cada vez mais sujos na lama do pecado. Ter um namoro santo se torna cada vez mais difícil em uma época em que “pegar” todas é o esperado pela sociedade. Camisinhas e anticoncepcionais vem para dizer ao jovem “faça mesmo, mas com segurança”, “transe com todo mundo, mas cuidado para não engravidar”, “é só umazinha, que mal há nisso”. Tantas drogas são oferecidas aos nossos jovens e eles nem se dão conta que estão iniciando um caminho difícil de voltar. Promiscuidade, homossexualismo, drogas licitas e ilícitas vem nos mostrar o quanto essa juventude tem sede de algo mais, mas não sabe onde buscar.

É preciso ter atitude, dizer não aquilo que não lhe faz bem, dizer só por hoje não quero fazer isso e a cada dia fazer esse compromisso com sigo mesmo e com Deus. O pecado te afasta dos sonhos que Deus tem pra você. Ele é a barreira que não te permite avançar, que não te permite seguir aquilo que o Senhor reservou pra você.

Comece com um pequeno gesto de cada vez. Diga não àquela festinha que você sabe que vai rolar de “tudo”, diga não aquele lugar onde as drogas “rolam soltas”, em vez de beber álcool opte por um suco e principalmente reze, se não consegue rezar sozinho convide um amigo, vá a igreja, ao grupo de oração da sua Paróquia e reze. A oração nos faz fortes para enfrentar todos os desafios da vida. Vigiai e orai, e ao invés de ter como lema “SEXO, DROGAS E ROCK IN ROLL” passe a gritar pra quem quiser ouvir “JESUS E MARIA COM MUITO LOUVOR”. Se entregue ao Senhor de corpo e alma e Ele tudo fará, mesmo quando parecer que não há jeito, mesmo se você estiver em um momento difícil de falta de sentido e de propósito na vida, reze e a sua oração será ouvida. Não duvide nunca daquilo que o Senhor reservou pra você, porque os sonhos de Deus jamais se frustram. Creia! Mesmo quando parecer difícil, nunca deixe de crer. Deus está do seu lado. Ele sabe tudo o que você precisa.

Ser Cristão é ao mesmo tempo ter alma jovem. A Igreja precisa de jovens de atitude que saibam dizer não ao mundo e sim a Deus. Que sejam santos nas pequenas coisas. Um jovem evangeliza outro com a sua vida, seu testemunho edifica aquele que está em dúvida. O ser um jovem de Deus transforma a sua vida e a daqueles que convivem com você. Logo seus amigos vão notar a diferença e querer também provar desse amor incondicional que Deus tem por todos nós. Beber o vinho melhor, deixar-se embriagar por Ele, escolher a boa parte que é estar na presença do Senhor e ouvir a sua voz, confiar que sua misericórdia é infinita e que todos os dias ao abrir os olhos pela manha ela é derramada sobre você. Creia e contagie os outros. Sua alegria em ser um jovem de Deus é a melhor forma de evangelizar.

Jovem, coragem nesta luta, pois muitas coisas virão pra te abater e te fazer desistir, mas se você confiar realmente que Deus tudo pode, NADA, eu disse NADA poderá lhe abalar. No mais encerro que o refrão do hino da Jornada Mundial da Juventude de 2011:



“No peito eu levo uma cruz e em meu coração o que disse Jesus”



Aline Nascimento

Fase de discernimento vocacional e multiplicadora

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia de São Bento - 11 de julho


A origem da Cruz-Medalha de São Bento é incerta, sabe-se que ela foi redescoberta em 1647, em Nattremberg, na Baviera, por ocasião da condenação de algumas bruxas, que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria ou encanto ...contra lugares em que houvesse a imagem da Cruz, em especial, a abadia de São Miguel em Metten. Intrigados com o fato, as autoridades foram averiguar o que existia no mosteiro. Ao entrarem em uma das dependências, observaram entalhadas nas paredes imagens da cruz.

São Bento, rogai por nós!

Dia do Catecismo Jovem


No último sábado, 7 de julho, mais de 50 cidades do Brasil celebraram o “Dia do Catecismo Jovem”. No Rio de Janeiro, após uma semana de programação litúrgica sobre o YouCat – abreviatura de Youth Catechism –, que trouxe diversos temas como: Jovem e Jesus Cristo; Jovem e a Igreja; e Jovem e Sociedade, a Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, em Cascadura, realizou nos dias 7 e 8 de julho, em conjunto com a festa de sua co-padroeira, Santa Maria Goretti, uma programação festiva para celebrar o livro produzido a pedido do Papa Bento XVI e lançado durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, no ano de 2011.

— É uma alegria muito grande dentro dos festejos de nossa co-padroeira poder introduzir aqui na paróquia essa festividade em comemoração pelo primeiro ano do YouCat, produzido e incentivado pelo nosso Santo Padre, o Papa Bento XVI. Santa Maria Goretti era uma jovem e, por isso, ousamos fazer essa comemoração por tantos jovens, uma vez que no ano que vem esse grande acontecimento, que é a Jornada Mundial da Juventude (JMJ RIO2013), vai se fazer presente aqui no Rio de Janeiro, sendo um evento de grande importância para a Igreja no mundo inteiro e no Brasil, de modo particular para a nossa Arquidiocese, ressaltou o Pároco, Padre Marcelo Renato.

A Coordenadora Geral da JMJ RIO2013 na Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti e Coordenadora do Evento, Sandra Regina Souza, explicou que desde 1999 um grupo de jovens da comunidade estuda os temas das JMJs realizadas nos anos anteriores. Ela destacou que, além de comemorar o “Dia do Catecismo Jovem”, o objetivo do evento é promover e incentivar encontros permanentes sobre o conteúdo do YouCat, com a finalidade de divulgar, estudar e motivar o uso do subsídio em toda a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Com a oportunidade de realizarmos a JMJ aqui no Rio, a nossa equipe paroquial resolveu falar e trabalhar com o YouCat. Nós conhecemos o documento no final da Jornada de Madri e achamos o material maravilhoso. Fui estudando e percebi que seria uma forma de renovar a juventude aqui na paróquia e, com isso, logo começamos a trabalhar com o subsídio. (...) Identificamos, não só aqui na paróquia mas também em outras comunidades do Rio de Janeiro, que às vezes os grupos jovens não têm uma identidade ou ficam com medo de se comunicar e o YouCat traz essa vantagem, com perguntas e respostas bem rápidas e com uma comunicação jovem exemplar. Gostamos muito e pretendemos estender todo o conteúdo do documento para outros grupos que trabalham com a juventude, afirmou.

O evento contou – durante os dois dias de festividade –, com a presença da Comunidade Obra de Maria, DJ Paulo Telles, Banda Missão A.M.I.G.O.S., Banda Atitude Soul e Sambandorando. Além disso, jovens de diversas paróquias da Arquidiocese do Rio participaram dos festivais de desenho e dança criados pela comunidade, afim de que a juventude católica expressasse sua experiência religiosa através da arte.

Para o servo da Comunidade Obra de Maria – Missão Rio de Janeiro, atuante na Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, em Olaria –, Ivan Marques, através de sua linguagem, o YouCat, além de ser um documento atrativo, é capaz de acolher as diferenças da juventude.

— Acho que, enquanto jovens, nós temos alguns conflitos, e a pergunta que fica é "como lidar com eles e mesmo assim viver um Cristo Vivo"? Eu acho que o YouCat nos ensina a estar nesse mundo, mas olhando o que o Catecismo da Igreja Católica nos explica. Como devemos seguir? Como ser santos de calça jens? Isso está no YouCat, pois o livro tem cores, tem gravuras, mas também tem uma regra de como ser um jovem cristão. (...) Participar desse encontro é muito bom, pois nós, da Comunidade Obra de Maria e da Paróquia Nossa Senhora da Cabeça, já nos sentimos inseridos dentro da JMJ RIO2013, tendo em vista que a Jornada já começou. Para mim, participar desse evento sobre o YouCat é mostrar que a JMJ está ai e é uma felicidade imensa para o Brasil e para o Rio de Janeiro ter a graça de receber o Papa em nossa cidade, destacou Ivan Marques.

O YouCat apresenta perguntas e respostas sobre a fé, comentários e ilustrações para mostrar, de uma maneira jovem, o conteúdo do Catecismo da Igreja Católica (CIC), e foi entregue a cada peregrino participante da JMJ Madri, no ano passado, como um presente pessoal do Papa Bento XVI, que já no prefácio faz um convite a todos os jovens:

Estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se tiverdes a namorar, formai grupos de estudo e nas redes sociais, partilhai-o entre vós na internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!”.


Fotos: Raphael Freire

Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro

domingo, 1 de julho de 2012

E você, vai faltar?!


“É frequente observares fios elétricos ao longo da estrada. Se a corrente não passa por eles, não há luz. O fio é o que somos tu e eu. A corrente elétrica é Deus. Temos o poder de a deixar passar através de nós e, assim, fornecer ao mundo a luz que é Jesus, ou de recusarmos que Ele Se sirva de nós, permitindo, com isso, que a escuridão se alastre.” Youcat#11


São Pedro

Dia 29-06 comemoramos o dia de São Pedro
Inicialmente um pobre pescador da Galiléia nascido em Betsaida, às margens do rio Jordão, junto ao lago de Genesaré, que se tornou discípulo de Jesus, conhecido como o Príncipe dos Apóstolos, e tido como fundador da Igreja Cristã em Roma e considerado pela Igreja Católica como seu primeiro Papa (42-67). Ignora-se a precisa data de seu nascimento e as principais fontes de informação sobre sua vida são os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), onde aparece com destaque em todas as narrativas evangélicas, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo e as duas epístolas do próprio apóstolo. Filho de Jonas, da tribo de Neftali, e irmão do apóstolo André, seu nome original era Simão e na época de seu encontro com Cristo morava em Cafarnaum, com a família da mulher (Lc 4,38-39). Pescador, tal como os apóstolos Tiago e João, trabalhava com o irmão e o pai e foi apresentado a Jesus, em Betânia, por seu irmão que já era discípulo de São João Batista e lá tinha ido conhecer o Cristo, por indicação de São João. No primeiro encontro Jesus o chamou de Cefas, que significava pedra, em aramaico, determinando, assim, ser ele o apóstolo escolhido para liderar os primeiros propagadores da fé cristã pelo mundo. Jesus, além de muda-lhe o nome, o escolheu como chefe da cristandade aqui na terra: "E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus" (Mt. 16: 18-19). Convertido, despontou como líder dos doze apóstolos, foi o primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Junto com seu irmão e os irmãos Tiago e João Evangelista, fez parte do círculo íntimo de Jesus entre os doze, participando dos mais importante milagres do Mestre sobre a terra. 

São Pedro, rogai por nós!

Fonte: Portal São Francisco

domingo, 24 de junho de 2012

São João!


A festa de São João é talvez a mais importante comemoração das festas dos santos populares e ocorrem no mês de junho. Uma das teorias sobre a origem das festas juninas é que elas teriam surgido justamente a partir do nome de São João: as festas seriam antes chamadas de "Joaninas". Logo nos primeiros segundos do dia 24 de junho - data de nascimento do santo - já se ouve o estalar dos fogos de artifício festejando a figura de São João Batista por todo o país. A seguir, você poderá saber mais sobre o santo que deu origem a essa data comemorativa.

Segundo a Bíblia, a mãe de João Batista, Isabel, era prima de Maria, mãe de Jesus. Sendo assim, os dois eram primos de segundo grau. Os historiadores acreditam que João teria nascido cerca de 7 anos antes de Cristo. No dia de seu nascimento, 24 de junho, sua mãe, Isabel, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima, Maria, vendo aquele sinal, soubesse que seu bebê havia nascido. Daí teriam vindo as tradições de se acender fogueiras e erguer-se mastros como forma de homenagear o santo.

A tradição conta ainda que Maria teria ido logo visitar o recém nascido João Batista levando-lhe como oferenda um feixe de folhas secas perfumadas, flores e uma capelinha, que hoje também são símbolos das festividades.

São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse. Grande anunciador do Reino e denunciador dos pecados, ele foi preso por não concordar com as atitudes pecaminosas de Herodes, acabando decapitado devido ao ódio de Herodíades, que fora esposa do irmão deste [Herodes], com a qual este vivia pecaminosamente.

O grande santo morreu na santidade e reconhecido pelo próprio Cristo: “Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João , o Batista” (Mateus 11,11).

São João Batista, rogai por nós!

Oração a São João Batista
São João Batista, voz que clama no deserto: “Endireitar os Caminhos do Senhor… fazei penitência,porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandalhas”, ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”.
Ajudai-me na conversão do meu coração para Deus e ao próximo, especialmente o mais necessitado; e me comprometer inteiramente com Cristo e sua Igreja.
Peço-vos, também, que ajudeis em minhas dificuldades e me alcanceis a graça, que humildemente suplico a Deus, por vossa poderosa intercessão: (pedir a graça). E assim, possa assumir a Missão de anunciar o Evangelho como membro ativo de minha comunidade. AMÉM.
Rezar: 1 Pai Nosso.. 1 Ave Maria.. e Glória ao Pai.

Maria Tarciana(Pré-discipulado/Obra de Maria-Missão Rio).
Fonte:Santos e Milagres

sábado, 23 de junho de 2012

Aniversário da Missão



E esse mês a nossa Missão completa seu segundo ano de vida. E hoje já percebemos todas as revelações de Deus se concretizando (Tudo que é de Deus da certo).
Nesse momento tão especial para todos nós que convivemos com a Obra de Maria aqui no Rio, queremos agradecer e parabenizar os nossos amigos/irmãos Ivan e Aline pelo sim que deram ao Senhor, pois é através desse sim que estamos unidos. Vocês são o tripé da nossa Missão. Sim, digo tripé, pois conto também com a nossa pequena princesa Iasmin, que faz parte de todo o movimento e alegra nossos encontros com seu sorriso encantador.
Obrigada irmãos, porque são vocês com o carisma estampado no rosto que nos animam e nos dão coragem de continuarmos firmes na caminhada.
Essa Missão não seria possível sem vocês, o Senhor já havia os escolhidos muito antes do chamado acontecer.
Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. (Eclesiástico 2. 1-4).
O caminho do Senhor é estreito, mas as graças são compensadoras. Hoje a Obra de Maria (Missão/Rio) se alegra em ter vocês ao nosso lado:Multiplicadores, vocacionados, famílias dos cenáculos e todos os amigos da Comunidade no Rio de Janeiro.
Parabéns a todos que fazem essa missão acontecer!
Deus abençoe!

Maria Tarciana(Pré-discipulado/Obra de Maria-Missão Rio).

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Visita Especial...


E nesta semana recebemos com muita alegria a visita da nossa mãe Maria Salomé, Co-Fundadora da Comunidade Obra de Maria.
A Missão #Rio se alegra pelo carisma estampado em seu sorriso.
Nos sentimos renovados pelos momentos de oração e sadia convivência.

"Como é linda a nossa família..."

Sagrado Coração


O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A Igreja Católica celebra essa solenidade na sexta-feira seguinte ao segundo domingo após o Pentecostes.

A devoção ao Coração do Salvador tem sido, e continua a ser, uma das expressões mais difundidas e amadas da piedade eclesiástica. Entendida à luz da Sagrada Escritura, a expressão “Coração de Cristo” designa o mesmo mistério de Cristo, a totalidade do seu ser, a sua pessoa considerada no seu núcleo mais íntimo e essencial.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Saul de Andrade (Pré-discipulado/Obra de Maria- Missão Rio)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Vida de Santo Antônio

Contam os livros que ele nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1195, e recebeu no batismo, o nome de Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo. Falava português, a língua que também nós aprendemos a falar desde pequeno. Seus pais, Martinho de Bulhões e Teresa Taveira eram pessoas de posses e também preocupadas com a educação do filho em todos os sentidos. Por isso, chegando à idade escolar, Fernando começou a frequentar a Escola dos Cônegos da Catedral de Lisboa. Ali, junto com as ciências propriamente escolares, ele teve uma profunda educação religiosa, de acordo com o seu tempo.

Sua infância foi tranquila, sem maiores emoções. Os pais sonharam para Fernando um luminoso futuro de cavaleiro. Mas aos 15 anos, entrou no convento da Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, nas proximidades de Lisboa, Portugal.

Nesses tempos, os pais e amigos faziam força e torciam para que Fernando desistisse do seminário. Perseverante, renunciou a muitas coisas para abraçar a Deus. Ao terminar os estudos de filosofia, teve que tomar uma difícil decisão: para o bem de sua vocação e para ter um pouco mais de paz e de tempo para seus estudos, de acordo com seus superiores, deixou sua cidade natal (Lisboa) e foi para Coimbra, naquela época capital do Reino de Portugal. E ali, permaneceu no mosteiro de Santa Cruz.

Em Coimbra, Fernando fez seus estudos de teologia e foi ordenado sacerdote agostiniano. Continuou os estudos e foi se especializando, sobretudo nas Sagradas Escrituras de que ele tanto gostava. Lendo hoje os seus "Sermões", percebe-se a sua grande profundidade e familiaridade com a Bíblia Sagrada.

Não demorou em se revelar como excelente orador e pregador. No sermão na cidade de Forli, Itália, na ordenação sacerdotal de franciscanos e dominicanos, todos ficaram maravilhados com suas palavras.

No final de sua vida, Santo Antônio, que era portador de hidropisia maligna (doença que causa retenção de líquidos no organismo, fazendo com que a pessoa fique inchada), sentiu que a hora de se encontrar com o Senhor estava se aproximando. Desejou ir para a igreja de Santa Maria, mas estando muito debilitado, parou em Arcella que se encontra às portas de Pádua. Aos 36 anos, na sexta-feira do dia 13 de junho de 1231, no convento de Santa Maria de Arcella, às portas da cidade que batizou de "casa espiritual”, morreu após pronunciar as palavras: “Video Dominum Meum” (Vejo o meu Senhor!).

Seu culto é um dos mais populares e foram tantos os milagres ocorridos que, onze meses após sua morte, foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Em 1263, quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta e continua intacta até hoje, numa redoma de vidro, na Basílica de Santo Antônio, em Pádua, onde estão seus restos mortais.

Mais tarde, em 1934, foi declarado Padroeiro de Portugal. E, em 1946, o Papa Pio XII proclamou Santo Antônio ‘Doutor da Igreja’, com o título de ‘Doutor Evangélico’. Santo Antônio não perdeu sua atualidade e é invocado pelo povo cristão, até hoje.

Dois dos vários milagres de Santo Antônio

O Jumento se Curva Diante da Eucaristia

     Durante uma pregação, cujo tema era a Eucaristia, levantou-se um homem dizendo: “Eu acreditarei que Cristo está realmente presente na Hóstia Consagrada quando vir o meu jumento ajoelhar-se diante da custódia com o SS. Sacramento”. O Santo aceitou o desafio. Deixaram o pobre jumento três dias sem comer. No momento e lugar pré-estabelecido, apresentou-se Antônio com a custódia e o herege com o seu jumento que já não agüentava manter-se em pé devido ao forçado jejum. Mesmo meio-morto de fome, deixou de lado a apetitosa pastagem que lhe era oferecida pelo seu dono, para se ajoelhar diante do Santíssimo Sacramento.

  O Prato Envenenado

Alguns hereges resolveram matar Santo Antônio, envenenando-o. Convidaram-no para comer com eles, dando como pretexto debater sobre alguns pontos da Fé. Santo Antônio sempre aceitava comparecer a esses debates e polêmicas. Os hereges puseram diante dele, entre outros pratos, um que continha veneno mortal. Antes que o tocasse, Deus revelou-lhe a cilada e o Santo, conservando toda a calma, repreendeu os hereges pela traição.

Vendo revelado o intento perverso, os hereges não se abalaram e responderam cinicamente: "É verdade que esse prato tem veneno, mas nós o colocamos aí porque desejamos fazer uma experiência: no Evangelho está escrito que Jesus Cristo disse aos seus discípulos que ainda que tomassem veneno mortal nenhum mal sofreriam e estamos querendo saber se és de fato discípulo de Cristo". Santo Antônio fez o sinal da Cruz sobre aquele prato e o comeu com apetite, saboreando a comida envenenada como se fosse alimento saudável, e nada sofreu, deixando mais uma vez os hereges confusos e assombrados.
Santo Antônio, rogai por nós!

Fonte: Paróquia Santo Antônio